quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Uruguay – Punta leste da ostentação, uruguaio espartano, músicas brasileiras, crianças zueras, candombles, amigas mochileiras, polícia bacana, Pepe Mujica e Tabaré Sendic, vinho e longas caminhadas em Montevideo

Depois de tantos problemas com a imigração, consegui chegar ao Uruguai. Viajei pela empresa Pullman e paguei ARG$ 410 (equivalente a R$ 80) e fiquei impressionado com o ônibus super top. Altos lanchinhos (quase todos com carne, mas beleza), suquinho e um banco super confortável, que fizeram as oito horas de viagem passarem rapidão.

Punta del Este da ostentação

Cheguei em Montevideo, tomei um outro ônibus para Punta del Este por URU$ 223 (equivalente a R$ 23) e assim que cheguei, fui recepcionado pela bela e amável Flô. No dia que cheguei o tempo estava um lixo, chovia muito e pensei que teria esse azar nos próximos dias, mas felizmente estava errado. Minha anfitriã foi sempre uma excelente, logo de cara deixou as chaves de casa em minhas mãos e disse que estava livre para sair e entrar a hora que quisesse.

"Guille, fui ao jogo e volto mais tarde. Pegue o que quiser para comer e qualquer coisa me ligue. Flor"
Saí para comprar um chip, comi uma empanada de queijo e cebola que me deixou triste por não ter comido mais depois, deliciosa demais. Punta del Este é uma cidade bem cara, vou logo avisando! Para eu, pobretão, que tava acostumado a pagar 5 pesos argentinos numa fatia de pizza, fiquei bem assustado com os preços! Não conseguia encontrar um lugar para comprar um chip então resolvi perguntar a dois policiais. Sou uma pessoa quase livre de preconceitos porque não curto muito polícias em geral, mas bem, essas fizeram eu quebrar minha cara. Além de indicarem o lugar certinho, foram super educados e na volta ainda perguntaram se havia dado tudo certo (que polícia é essa?! Parece a PM do Brasil, né? Não né?) Mais tarde fui saber que a polícia é somente uma das coisas boas do Uruguai.



Ao contrário do que muita gente pensa, a galera não fuma verdinho livremente no meio da rua. Em Punta as pessoas fumam de maneira mais reservada. Se estão em um bar, vão a quadra ao lado para fumar e depois voltam. É liberado sim, mas a galera prefere não dar tanto na cara. Isso em Punta del Este, porque em Montevideo é fumado mesmo em qualquer parte.

Curti uma noite num conhecido barzinho de Punta chamado El Pocho. Pequeno, mas com mesa de sinuca, rock bom e relativamente barato para Punta ostentação. Muito diferente do que jogo em Curitiba, as caçapas são bem maiores, no jogo clássico da bola 8 não são maiores e menores que oito, e sim como jogam em São Paulo, listradas e não listradas. Outra diferença é a penalidade, lá quando alguém erra a bola, acerta primeiro a bola do adversário ou derruba uma bola do adversário (situações de penalidade), eles não ganham uma bola, assim como fazemos em grande parte do Brasil. Lá o adversário tem uma jogada a mais. E algo curioso também é que a oito tem uma caçapa certa onde deve ser derrubada, que é exatamente a última caçapa em que você acertou a sua última bola antes de ir para a oito. Diferente, né? O fato é que eu e a Flô ganhamos quase todas hahahahaha e depois ainda dei boas risadas escutando o namorado dela cuzidão falando um monte de merda em português. Quem já ouviu os hermanos (de quaisquer países da américa do sul) falando português zuando sabe o quão engraçado é. Nesta noite Agustín havia me chamado pra ir a uma festa que recusei porque sairia com Flô. Depois fiquei sabendo que era a festa de aniversário de um figurão milionário da cidade, com muitas muitas mulheres (tenho que dizer que as uruguaias são maravilhosas!), de graça, com tudo liberado e com altos DJ's e não sei o que mais HAHAHAHA. Que beleza, hein? Bom, a minha noite no El Pocho foi ótima também.

Depois fui a Maldonado, que é muito próximo a Punta, onde fiquei na casa do Sérgio e depois na casa do Agustín e do Pedro, onde igualmente fui tratado bem em todos os lugares. Com Sérgio visitei museus, conheci a praia de Maldonado e aprendi um bocado sobre o país. Assim como no Brasil, o país estava em época de eleições, então pude acompanhar de perto como tudo aconteceu.



Como muitos sabem, quem está no poder é Pepe Mujica, internacionalmente conhecido por muitos motivos, mas o principal é que legalizou a cannabis no Uruguai. Mujica é um político que tem o respeito de todos os líderes mundiais. Podem não concordar com ele, mas respeitam muito sua opinião. Mujica é um dos únicos presidentes do mundo que doa 90% do que ganha a caridade e vive em uma pequena chácara, além de ter como automóvel um simpático fusquinha. É um velhinho com boas ideias que mudaram o Uruguai e que conquistou a maior parte da população. Faz parte da esquerda uruguaia, assim como Tabaré Sendic do mesmo partido, que estava antes dele e que foi ao segundo turno desta eleição, a balotage, como chamam aqui (porque Pepe não pode mais se candidatar porque já atingiu o tempo máximo no poder). A educação pública no Uruguai é ótima! As crianças ganham um notebook das escolas maximizando a viabilidade da informação. Homofobia, assim como racismo, é crime e o casamento igualitário existe já tem tempo em todos os lugares do Uruguai. As porcentagem de aprovação do governo de Mujica é assustadora, confira:

-
LOS URUGUAYOS Y EL PRESIDENTE MUJICA


A casi dos meses de asumir el nuevo gobierno, los uruguayos están en plena luna de miel con el Presidente Mujica. Las dos terceras partes (el 66%) aprueban la gestión del presidente, y apenas un 6% la desaprueba. Curiosamente, estos valores son exactamente iguales a los de Tabaré Vázquez a la misma altura de su gobierno, hace cinco años.

Estos números confirman los resultados de otras encuestadoras difundidos recientemente; la única diferencia es que estos datos son un poco más favorables para Mujica.

El 83% de los votantes frentistas, y mayorías absolutas de los votantes blancos y colorados (en los dos casos 53%) aprueban la gestión del Presidente. Cinco años atrás el 86% de los frentistas aprobaban la gestión del Presidente, un porcentaje algo mayor pero similar al actual 83%. Entre blancos y colorados, en cambio, los porcentajes de aprobación de Mujica son más altos. En 2005 también aprobaban la gestión de Vázquez, pero eran mayorías relativas, no absolutas.

Además, el presidente sigue siendo muy popular. Las dos terceras partes de los uruguayos (66%, igual que la aprobación de la gestión) expresan simpatía hacia Mujica. Este 66% es también prácticamente igual a la popularidad de Vázquez a dos meses de asumir la presidencia (era 65%).

Conversei com um oficial da marinha uruguaia que é gay e ele disse que se sente muito mais tranquilo hoje, que pode trabalhar sem ouvir besteiras de colegas de trabalho. Afinal é crime e se falar besteira vai pro xadrez. O respeito a mulher também é algo que me impressionou. Diferente do que infelizmente acontece nas terras tupiniquins, no Uruguai os homens não ficam falando aquelas atrocidades para as mulheres que passam pela rua. Se você é daqueles que pensa “Ah, mas se uma mulher mexesse comigo eu também gostaria”, comece a refletir porque não é só porque você gostaria que ela também vai gostar. As pessoas são incrivelmente mais envolvidos com política do que no Brasil.



Quem estava na rua trabalhando por Tabaré, eram pessoas que não estavam sendo pagas para fazer isso. Estavam fazendo por gosto, porque estavam lutando para que seus ideais também fossem eleitos. Comparar um país super pequeno de três milhões em sua população com um Brasil enorme e com uma história completamente distinta é covardia, eu sei, mas vale a pena dizer o que tem de diferente para instigar algum pensamento e também para incentivar a conhecer este país.

Eles também tem problemas, é claro, a economia anda mal das pernas já tem algum tempo. Outra coisa bacana é que tiraram muitas famílias tradicionais que estavam no poder já tem um bom tempo e que funcionavam como uma máfia, como acontece em Curitiba como as famílias Gulin, Richa, Camargo e algumas outras (isso sim precisa muito mudar em Ctba).

Para os curiosos de plantão, a mary juana ainda não é vendida nas farmácias, mas as pessoas podem plantar em casa um total de seis plantas (e para quem não sabe, sete plantas em casa significa suficiente para toda a vida em boas quantidades).

Em Maldonado tive o prazer de tocar violão para uma roda de mulheres uruguaias lindas, todas amigas de Pedro e Agustín, enquanto tomávamos mate. Mate é algo comum no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pelo que conheço do Brasil, além de algumas outras regiões no Paraná. Na Argentina é normal que a grande maioria toma e dizem até que por mais pobre que a pessoa seja, ela tem mate em casa. Mas no Uruguai... lá eles passam dos limites! Existe até uma plaquinha dentro do ônibus que proibe o consumo de mate! E mesmo assim havia pessoas tomando! As pessoas tomam loucamente todo o tempo em todo fucking lugar! As pessoas andam na rua com o mate na mão, tomam mate no busão e até mesmo na praia com um calor de 40 graus!!!!!! Na praia de Maldonado vi uma senhora, de blusa, tomando um mate, com um calor de 40 graus <o> Eu curto mate, mas isso já é loucura! Muitas pessoas tem até uma cicatriz na mão por andar muito com o mate quente e derrubar sempre! Pode parecer um exagero o que estou dizendo aqui, mas exagero é a realidade do mate no Uruguai! :O Fiquei chocado, mas também tomei muito mate e agora estou com uma cicatriz na m... também não né? Mas que tomei muito disso não tenham dúvidas.



A última cidade por onde passei no Uruguai foi Montevideo, onde fiquei na casa de um cara sem igual, Yoel, o espartano. Mas antes de chegar à casa dele tive que andar um bocado e ainda sendo zuado por crianças uruguaias que apontaram uma direção ultra nada a ver com a que eu buscava logo depois de terem zuado o Brasil por 7x1 da Copa! Ri junto com elas, né? Só depois que descobri que a direção que eles me mandaram era exatamente a oposta do que teria que ir que já não achava elas tão engraçadas assim, A casa parecia ter saído de um filme de terror, com vários quartos cheios de trocentas bugigangas envolvendo bateria, guitarra sem cordas, bonecas de criança alteradas e rabiscadas e com artes em mosaico no banheiro. Algo curioso da casa é que havia caixa de som no banheiro também, bem coisa de casa de festa!

Rolou uma coincidência absurda ao chegar na casa de Yoel. Há alguns meses recebi uma solicitação de couch surfing de um colombiano louco que estava viajando por toda América do Sul, mas acabamos não nos encontrando. Eis que chego em Montevideo, na casa do host e quem eu encontro? Alejandro! Agora com 9 meses de viagem depois de ter passado pelo Brasil! Esse sim estava fazendo uma viagem forte! No dia seguinte ao da minha chegada chegaram três garotas: Colpari (da Bolívia), Magi (da Argentina) e Ire (da Espanha).



Fomos a uma festa no terraço de um prédio, próximo ao palácio do governo com muita música uruguaia e com projeções de telão em outro prédio da frente. Uma psicodelia completa! Algo curioso e diferente do Brasil é que os argentinos e os uruguaios começam suas baladas e festas MUITO mais tarde! As baladas começam a funcionar como 2 ou 3 da manhã! Ficam fazendo esquenta até as 2 da madruga na casa da galera :O Algo que me chamou atenção também que muitas mulheres de Punta del Este tomam Coca-Cola com cerveja! Blergh! E também tratando de festas, um dia em uma das festas que fui colocaram só músicas brasileiras! Fiquei impressionado como conhecem bem Legião Urbana, Raimundos, Zé Ramalho, Raul Seixas, Zeca Baleiro e mais uma porção de outras bandas brasileiras de primeira!

O bom de Montevideo é que é uma cidade pequena com muitas opções de museus, festas e muito Candomblé! Candomblé é como chamam as batucadas que fazem pela cidade. São três tipos diferentes de tambores com ritmos e funções diferentes. Pelo que entendi tem pelo menos quatro vezes por semana e é algo que já faz parte de Montevideo já tem bons anos. A galera vai tocando de um ponto a outro com várias pessoas dançando em frente com coreografias pré ensaiadas e que dão vida e energia ao Candomblé. No último dia minhas amigas já não conseguiam nem escutar mais os tambores hahahahahaha eu gostei bastante! Não sei se é porque estou acostumado com barulho, mas adorei. Algo inusitado! Encontrei uma amiga de Curitiba em um dos Candomblés!



Tive muita dificuldade de sair do Uruguai justamente porque é um lugar maravilhoso. Saí de lá com um gostinho de quero mais e para lá planejo voltar com certeza.

COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE VIAJAR AO URUGUAI

1 – É um país pequeno, mas bem diferente da Argentina e vale a pena colocar na sua rota.
2 – Uruguai está a anos luz na frente de muitos países da América Latina por sua riqueza cultural e sociopolítica.
3 – É caro sim. Se você quer ir a Punta del Este e quer gastar pouco, compre só em supers e faça comida em Hostel. Uma ótima dica de Hostel para Punta é The Trip Hostel. Caro, mas acho que é um dos mais baratos de punta (e um dos únicos).
4 – Os uruguaios têm um carinho enorme pelo Brasil.
5 – Conheça os Candomblés e você vai se apaixonar cada vez mais pela cultura do país.
6 – Em Montevideo se guie pela Bv. Artigas que é um ótimo referencial pois corta a cidade ao meio.
7 – Nos Candomblés com muitas pessoas não marque com câmeras e celulares fodas a vista porque há crianças que roubam e saem correndo.

8 – Uma boa dica para quem sai de Buenos Aires é comprar a passagem de barco até Colonia del Sacramento porque é a opção mais barata, mas tem que comprar como uma semana antes de sair! A empresa que vende os bilhetes econômicos é a Colonia Express e aí de lá é só pegar um ônibus até Montevideo que sai por mais ou menos R$ 25.

2 comentários:

  1. Mítico! Bartô ermitando épicamente, adorei seus relatos, queridão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu irmão! Fico feliz que esteja acompanhando minha aventura! :)

      Excluir