terça-feira, 27 de novembro de 2012

Por que ter um Hobby é tão importante?


        Já tem um tempo que tenho refletido a respeito da importância de ter um Hobby e muitos pensamentos sobre o mesmo assunto resultam sempre em um post.

Então presta atenção neste bizu do Ermitão!

O que é um Hobby?

Definição do dicionário: Algo interessante que se goste muito de fazer nas horas vagas e para passar o tempo.

Definição do Ermitão: Atividade praticada quando possível, com o objetivo de entretenimento e desenvolvimento.

Por que ter um Hobby é tão bom?



        Nascemos, crescemos, nos reproduzimos e morremos. O que você faz para deixar sua vida mais interessante? A única coisa que compartilhamos e que perdura independente do tempo é o conhecimento, porque dinheiro uma hora se vai. Cabe a você decidir o que fazer com seu tempo livre. Sua vida é suficiente trabalhando, pagando contas e vez ou outra indo a baladas ou barzinhos? Se sua resposta é sim, tenho o maior prazer em discordar! Existem milhões de assuntos a serem discutidos e atividades a serem praticadas que é impossível que nenhuma delas possa te agradar.

Para você que quer ter filhos, qual o conhecimento que passará a eles? Dicas de como pegar gatinhas na balada? Lembre-se que isso só funciona para mulheres do seu tempo! Tudo bem que algumas artimanhas nunca cessam, mas passar algo de valor aos seus descendentes é certamente mais interessante, não é mesmo? No mesmo molde do post “Parar de beber e de fumar – O que muda?”, segue alguns porquês.

1.       Desenvolvimento


Como está sua agenda? Quais são suas metas nesta vida? Como você se enxerga daqui a alguns anos? Você tem um plano? Você sente que está evoluindo? Até que ponto? Você busca se superar?

Parecem perguntas de entrevista de emprego, mas todas elas estão ligadas a uma palavra: desenvolvimento pessoal. Passamos nosso tempo livre fazendo algo que gostamos, mas é melhor ainda fazer algo que não nos deixe na monotonia, rumo à estagnação. Se seu hobby é praticar algum esporte, entenderá o que quero dizer com isso. Não é mais gostoso cada vez mais melhorar seu desempenho? Se os chutes no futebol não estão tão calibrados, é normal que venha a frustração, porém é o ponto de partida para o aperfeiçoamento. O simples fato de pensar em como bater em uma bola e tentar executar o movimento perfeito para que ela atinja o destino desejado, já são exemplos de fases do desenvolvimento.

O mesmo ocorre com qualquer outro hobby.

Se seu hobby é escutar música, é normal que se busque mais informações sobre novos cantores, novas bandas, novos arranjos, novos estilos musicais – para quem manja de música, sabe que não existem bons estilos musicais, existem boas músicas, não importando o seu gênero – Quanto mais se estimula este conhecimento, mais a memória trabalha e, novamente, desenvolve-se.

Para quem tem filho, é quase uma obrigação incentivá-lo a ter um hobby. Quantos antes, melhor! Ao longo do seu desenvolvimento, a criança vai tomando sua atividade prazerosa como porto seguro, é algo que vai sempre lhe assegurar a autoestima. A criança que começa cedo tem vantagem, pois conforme vai se tornando madura, vai se tornando melhor no que faz e assim reduzirá as chances de depressões sazonais, bem como ócio improdutivo. Uma boa dica é o incentivo a arte para as crianças, seja pintura, teatro, música, artesanato ou qualquer outro tipo de manifestação artística. As crianças tem mais facilidade com a expressão! Uma criança criativa e incentivada produzirá muito mais do que uma criança que fica a mercê dos programas familiares como visitar os avós, tios, etc. É importante que os pais abracem a causa e desfrutem do momento tanto quanto a criança, pois assim todos desenvolvem juntos. É muito mais que uma atividade, é desenvolvimento e qualidade de vida.

Exemplo prático: Tenho diversos hobbies e, obviamente, escrever é um deles. Tenho vários objetivos quanto a isso, por exemplo, escrever um livro. Gosto de escrever algum conto com influência de algum escritor e tento evidenciar isso. Se meus leitores comentam a respeito desta evidência, é porque um dos objetivos foi cumprido. Tenho expectativa de quantos leitores terei em alguma divulgação, tenho que tentar manter certa qualidade para que leiam meus textos até o fim, etc, enfim, são vários os objetivos dentro de um só hobby.

Qual é a boa de tudo isso? Estipular metas se tornará um exercício comum do pensamento e aos poucos isso se alastrará sobre uma série de outros fatores. A sede de desenvolvimento só tende a aumentar e tudo que é feito, pode ser feito melhor e assim evoluímos de maneira saudável.

2.       Como você é lembrado?


Talvez este item não seja aprovado por muitos, especificamente aqueles que dizem “Não me importo com o que os outros pensem de mim”, o que é quase impossível. Nem que seja um pouco, acredito que grande parcela ou a maioria dos que integram uma sociedade se importam com a reputação. Para quem trabalha é importantíssimo manter certa postura, afinal de contas, quem não quer alavancar a carreira, ganhar mais dinheiro e elevar a qualidade de vida?

Não tem nada de ruim nisso, não é mesmo?

Como você é lembrado? Se for o cara ou a mulher das baladas, comece a rever seus conceitos! Todos sabemos que é importantíssimo sair e descontrair, mesmo porque é algo que fortalece vigorosamente o networking, mas abraçar o estilo de vida boêmio e fechar os olhos para qualquer outra programação é perder tempo. Para quem estuda e trabalha sabe que é difícil “viver”, não existe muito tempo disponível. Têm conhecidos meus que saem na sexta, no sábado e quando conseguem, no domingo. Lembro destes desta maneira mesmo.

Pense em seus colegas de trabalho e nos colegas de faculdade. É mais fácil lembrar daqueles que possuem características diferenciais: fulano que gosta de escalar, ciclana que luta boxe, beltrano que tem uma banda, etc. Por muitas vezes, dependendo do hobby ou dos hobbies de alguma pessoa, ela passa a ser admirada. Por mais que muitas vezes você não seja a pessoa que melhor conversa, sempre será lembrado como o cara que joga vôlei e, ainda mais, pode se tornar referência no assunto! Quem quer que tenha vontade de jogar ou curiosidade sobre o assunto, não pensará duas vezes em recorrer a você e esta pessoa pode ser seu chefe, seu colega de trabalho, seu professor ou até mesmo aquele cara que manda bem nos trabalhos de faculdade. Ter um hobby pode estreitar os laços com muitas pessoas a sua volta.


É normal associar uma atividade a uma pessoa, nosso cérebro toma referencias.

3.       “Mente vazia, oficina do diabo”


De que maneira você utiliza seu tempo livre? Aquelas horas que você está fora do trabalho e da faculdade são utilizadas de que maneira? Felizmente ou não, temos um entretenimento deveras interessante chamado FACEBOOK. Quantas horas do seu tempo livre você navega por infinitas timelines, rindo de piadas, stalkeando a vida alheia, compartilhando, curtindo, etc? Não acho ruim dependendo do seu propósito! Se você contribui, de fato, com algo interessante, ótimo! Também é legal compartilhar piadas para dar umas risadas, algumas besteiras são mesmo necessárias para tornar nosso dia-a-dia mais descontraído, ainda mais na atualidade cheia de compromissos, turbilhões de informações, trabalhos, faculdade, filhos e tudo mais que exige muito processamento mental. O importante de tudo é manter o equilíbrio. Não estou dizendo que seja errado só compartilhar porcarias em rede sociais, mas acredito que a ferramenta é um potencial meio de comunicação, algo em que podemos produzir para de fato sermos vistos e apreciados.


Este é apenas um exemplo, a grosso modo, é melhor ter um hobby para minimizar o ócio improdutivo em excesso. O ócio improdutivo é necessário! Não é a toa que a Google tem aquele método de trabalho extremamente diferenciado, onde os funcionários podem cumprir sua carga horária semanal como bem desejar e com liberdade para transitarem na empresa praticamente como transitam em casa. Não preciso nem comentar quão sucesso ela faz, né?

O problema é se afundar nesse ócio excessivo. “Ah, mas não tenho como praticar meu hobby em casa”, ah, tem sim hein? Até mesmo pesquisar maneiras de desenvolver ainda mais seu hobby pode ser um complemento! Ou pode até procurar um hobby que se adapte às suas necessidades. Já disse lá em cima e repito, sempre existe algo que lhe interessará, é muito assunto para se alienar afirmando “ah mas não tem muita coisa que eu goste de fazer”, certamente é porque você não tentou, pois o conhecimento é infinito e “meter a cara” em alguma atividade prazerosa e que te desenvolva, minimiza as chances de você se tornar uma ameba, o capitão ócio dos mares da inutilidade das redes sociais.

Conforto excessivo é viciante, coisa da capeta! Quanto mais você se conforta, mas o ócio te engole.

É facílimo perder quatro horas de um final de semana navegando na internet só vendo porcaria. Uma vez ou outra tudo bem, mas quando isso se torna rotina, tenho um conselho pra você: tem que ver isso aí.

4.       Personalidade


Geralmente quem não tem opinião formada sobre assuntos importantes e/ou polêmicos, são as mesmas pessoas que não tem hobby, coincidência?


Quando se busca desenvolvimento através de alguma atividade de prazer, a serotonina é estimulada e alavanca a busca constante por conteúdo, tornando-se um vício, dos bons. Quem se desenvolve, não se afunda no ócio improdutivo e evita construir uma personalidade pobre.

Vamos pensar num estereótipo bem comum da sociedade, o boêmio: como se não bastasse a falta de criatividade e valor nas programações, seus papos se limitam apenas a: baladas, churrascos, quem pegou/quer pegar e trabalho. Até mesmo em mesas de bar, onde discussões políticas (exemplo) não fundamentadas em absolutamente nada, tomam rumos estonteantes (chego a me admirar com tanta criatividade), mas tudo faz parte deste estereótipo que pintei, os vazios de alma. Pessoas que constroem valores em cima de nada e suas vidas são constantemente preenchidas com blocos de futilidade.

Se “seu eu” é constituído de programas e pensamentos boêmios exclusivamente, é hora de rever seus conceitos. Ser boêmio é bom, é ótimo e até maravilhoso as vezes, mas como parte da sua engrenagem humana, não como sua definição como pessoa.

Estou detonando quem não tem hobby? Sim, estou mesmo. É muita gente para pouco pensamento, pouco desenvolvimento e muitas palavras ao ar, visuais exuberantes com reflexos invisíveis. Pessoas que vestem valores que não existem e se frustram ao procurar um rosto no espelho.

Muitas pessoas que não tem hobby, que não carregam traço algum que lhes traga algum brilho, costumam comportar todos os problemas que citei nos outros três itens. Quem fecha os olhos não se permite fazer com que os olhos brilhem, ficam para sempre na escuridão, ofuscados pelas sombras dos seus semelhantes.

Dicas!


Dica 1: Para quem não tem muita ideia do que fazer, aconselho a procurar organizações que necessitam de voluntários. No primeiro semestre deste ano participei de diversos voluntariados e acabou se tornando um hobby. Além de ajudar a sociedade e o ambiente, você aprende muito e sobre muitos assuntos, basta procurar! Grandes empresas como Boticário, GVT e Petrobrás sempre procuram pessoas para trabalhar em projetos bem bacanas, a única coisa que precisa fazer é levantar a mão e ir com vontade.


Dica 2: Não dependa dos outros para começar, a solidão ensina muito! Dizer que só faz algo acompanhado é se limitar, e para desenvolver é necessário quebrar algumas barreiras. Infelizmente são poucas as pessoas que buscam agregar valor em suas vidas e as companhias são poucas mesmo. Por depender de alguém, você pode acabar sentado a vida inteira. Não espere os outros, seja o exemplo, funciona melhor do que começar junto. Quando um começa e se mantém constante, é muito mais difícil de desistir, do que quando se inicia uma atividade com alguém. Depender dos outros pode também afetar a sua força de vontade, sua carência aos poucos será suprida consigo mesmo.


Já dizia Jean Paul Sartre: “Se você sente tédio quando está sozinho é porque está em péssima companhia”. Simples, não? Nessa se encaixa aquela outra frase, manjada, mas verdadeira “Quer mudar o mundo, comece mudando você mesmo” algo assim, mas sabem do que estou falando, né?

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Assunto deveras polêmico meu caro Bruno! A proposta será analisada com carinho (;

      Excluir
  2. Curti muito o post e o assunto abordado =D
    nunca havia parado para pensar na importancia de um hobby para a vida... Muito além de uma atividade que gostamos de fazer! rss

    Beijos, e continue o trabalho do blog, Barto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado pelo comentário e incentivo, Faby! É legal pensar desta maneira, damos mais valor ainda ao que fazemos com amor, não é verdade? :D

      Beijo!

      Excluir
  3. Bacana :D Realmente me fez refletir sobre o assunto... Ainda mais na parte sobre 'Como você é lembrado?' e confesso que fiquei com um certo receio de saber como sou lembrada pelos outros kkkkkkkk Mas enfim, ótimo post. Parabéns. (;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Lou! Fique tranquila, você é nova ainda, mas te digo que já expressa muita personalidade, faça disso seu ponto de partida :) Tem potencial de sobra, garanto!

      Beijo pra ti e obrigado por ler!

      Excluir
  4. Cara, você ficaria espantado com a quantidade de alunos que eu tenho usando "dormir" como hobby, na aula em que falamos de hobbies. Tenho que arrancar um "ver TV" ou "ler", senão não tem nada que gostem de fazer.

    Gostaria de ter mais tempo para me dedicar ao maior dos meus hobbies, que é viajar. Na falta de tempo pra isso, me dedico a a jogar videogame, fazer exercícios e beber cerveja, o que é diferente de encher a cara. Você enquadraria beber e degustar cervejas de vários tipos, marcas e países diferentes na sua definição de hobby?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa maneira que você descreveu, sim. Afinal de contas, expressa desenvolvimento também. O fato de você buscar novas marcas de países diferentes automaticamente torna a atividade um hobby. Feito desta maneira você agrega cultura sim. Se alguém pensa em comprar marcas diferentes de cerveja, você é o referencial, além do que pode ser tema de uma boa conversa. Exige instrução e busca constante de informações, não tenho dúvidas de que seja um Hobby.

      Obrigado por ler o post, Loner. Seu registro aqui me deixa muito contente :) Espero que Curitiba esteja incluída nesta seu cronograma de viagens! É um hobby muito gostoso, pena que é caro e exige tempo!

      Grande abraço!

      Excluir
  5. Deveras Bartô... Muito bom o post!
    Um dos hobbies que tinha e devo retomar é ler, digo ler tudo, desde ficção (J.R.R Tolkien, apenas exemplo)a filosofia (Nietzsche, mais um exemplo), preciso recomeçar a me tornar traça, o seja, devorar livros... Outros hobbies como filmes, seguem a linha acima...

    Viajar amo de paixão, por isso agora preciso utilizar de planejamento ($$)para concretizar algumas viagens...

    Mas lendo o post, vi o quanto ando sedentário, principalmente no que diz ao tempo desperdiçado em "futilidade".

    Valeu cara e quando publicar o livro me avisa, pois com certeza vou comprar e ler.. hehehe

    ResponderExcluir
  6. Grande Perin!

    Ler é algo que desenvolve muito o raciocínio e a memória. É incrível como pessoas que leem constantemente tem facilidade para organizar seus discursos a respeito do que quer que seja. Outro ponto importantíssimo é a própria criatividade. Ler é muito bom mesmo, não é a toa que é um dos meus hobbies favoritos. Sem contar que me ajuda muito com minhas próprias produções de texto. O que seria da escrita sem o exercício da leitura?

    É complicado, o ócio trava nossas atividades. Descansar é bom, mas se confortar é diferente. O bom é que quanto mais exercitamos, mais longe do ócio ficamos, pois ele começa a incomodar.

    Semestre que vem terei mais tempo para dar uma pegada legal nesse livro, mas te mantenho informado :D

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Sensacional Véixutzzzzzz...Parabéns cara..!! esses textos deveriam ser copilados em uma reistia cara..sério mesmo

    ResponderExcluir
  8. Parabens xuitz,trilegal! hahaaha
    Ainda bem q tenho um hobby,
    e q acabou se tornando um
    estilo de vida! ;)
    Continue mandando bala mano,
    me agradou bastante! Tenho
    certeza q fara diferença na
    forma de pensar de muitos mais!
    Abraco irmao!

    ResponderExcluir
  9. "Estou detonando quem não tem um Hobby? Sim. Estou mesmo".
    Sensacional!!!!!!!!!!
    Hahahahahahaha!

    ResponderExcluir